Frei Vanderlei Altoé Fazólo

Frei Vanderlei Altoé Fazolo, nasceu no Espirito Santo, cidade de Castelo.

Filho de Ottilia Altoé Fazolo e Hilário Fazolo é o menor de cinco irmãos.

Cursou a escola primária e secundária em sua terra natal, concluindo-a como técnico em administração.

Aos 15 anos iniciou estudos de música instrumental com o professor e maestro Joventino Barros, dedicando-se ao trompete. Aos 25 anos se erradica na cidade de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro, onde administrava classes de formação musical nas diversas igrejas da paróquia e colégios, constituindo grupos e ministérios de música, assim como canto coral. Cursou períodos de regência e estudos de harmonia em São Paulo com os maestros Márcio Landi e Sérgio de Vasconcellos Corrêa. Dessa experiência com música sacra e litúrgica chega o chamado à vocação religiosa, no ano de 1998, sendo acompanhado por frei Adilson Miranda.

 

Em julho de 1998 ingressa no seminário menor em Belém do Pará. Nesse período cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano São Pio X.

No ano de 2001 foi enviado a Monachil, Granada, Espanha para realizar o noviciado. No dia 13 de janeiro de 2002 professou os votos simples na paróquia Santa Mônica do Leblon, Rio de Janeiro. No mês de fevereiro ingressa na comunidade de San Andrés Golf na Argentina para iniciar estudos teologais. Conclui a teologia sendo o primeiro aluno em adquirir o título de Licenciatura em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Católica de Argentina.

 

No dia seis de fevereiro de 2005 professou os votos solenes na Paróquia Santa Mônica no Leblon, Rio de Janeiro e no dia 13 de novembro desse mesmo ano recebe das mãos de Dom Eduardo Maria Taussig, Bispo de San Rafael, a ordenação diaconal na paróquia de Nossa Senhora da Consolação, Buenos Aires, Argentina. No dia 7 de fevereiro de 2006 chega à cidade de Caracas, Venezuela para iniciar seu apostolado ministerial. Pronto é incorporado na comunidade de Maracaibo, paroquia da Santíssima Trindade. No dia 21 de maio de 2006 recebe a ordenação presbiteral das mãos de Dom José Luiz Azcona, Bispo da Prelazia do Marajó, na Igreja Santo Agostinho do Novo Leblon, Rio de Janeiro.

Frei Vanderlei regressa a Maracaibo e assume a Igreja da Santísima Trindade desde junho de 2006 como vigário paroquial, e a partir de setembro de 2009 como pároco. Foi Capelão universitário. Assim como foi responsável da zona pastoral 6 e membro do Conselho Presbiteral desde 2014; membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Maracaibo desde 2015. Lecionou como professor de teologia nas áreas de antropologia teológica e escatologia, no Seminário Maior Santo Tomás de Aquino em Maracaibo, desde o ano 2008.

Durante os anos em Maracaibo fez Diplomado em Destrezas Básicas de Coaching; graduou-se como Magister Scientiarum em Filosofia pela Universidade de Zulia; cursou estudos de doutorado em Teologia na Universidade Xaveriana em Bogotá, Colômbia, permanecendo a tese final para ser apresentada; adquiriu doutorado em Ciências da Educação e pós-doutorado em Gerência da Educação Superior pela Universidade Rafael Belloso Chacín. Ademais do acadêmico tem desempenhado na área musical com diversas composições, com gravações de cd´s em português e espanhol.

No último capítulo provincial de outubro de 2018, foi designado a comunidade de Paraguaçu Paulista para assumir a comunidade religiosa como prior, e pároco da paróquia Nossa Senhora da Paz.

A posse oficial como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Paraguaçu Paulista, ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2019 em missa celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, presidida pelo Bispo da Diocese de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, com grande presença da comunidade católica do município.

Slide1.PNG
Slide2.PNG
Slide3.PNG
Slide4.PNG
Slide5.PNG
Slide6.PNG
Slide7.PNG
Slide8.PNG
SOBRE NÓS
Paraguaçu Paulista/SP

(18) 3361-1116

 

Rua Pref. Jaime Monteiro, 263 

Paraguaçu Paulista/SP - CEP 19700-000

 

paroquiappta@gmail.com

  • Facebook Social Icon

© 2018 por Paroquia Nossa Senhora da Paz. Orgulhosamente criado com Wix.com